Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 8 de junho de 2015

SOPA FUNCIONAL DE ABÓBORA E CHIA


sopa funcional de abobora

ABÓBORA

Abóbora rica em vitamina A (importante para uma boa visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, integridade do sistema imune, reprodução – espermatogênese, placenta, feto), fibras (que contribuem para saciedade, controle do colesterol, funcionamento intestinal e  redução da absorção de glicose), cálcio (importante na formação de ossos e dentes, contração muscular, coagulação sanguínea), fósforo (importante para estrutura óssea, síntese de colágeno), vitamina C (imunidade, cicatrização, síntese de colágeno), magnésio (contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos);

 CEBOLA

Cebola tem potássio (transmissão nervosa, contração do músculo cardíaco, função renal), prevenção da hipertensão (reduz a pressão arterial), ação anti-inflamatória e antioxidante, ação diurética.

 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM

Azeite rico em ácidos graxos monoinsaturados (elevam o bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares, vitamina E (antioxidante – prevenindo a formação de radicais livres, manutenção do tecido epitelial).

 CÚRCUMA

Cúrcuma tem ação anti-inflamatória, digestiva, antioxidante (previne a formação de radicais livres), prevenção de doenças cardiovasculares, inibição da proliferação de células cancerígenas.

 CHIA

Chia rica em fibras que formam um gel no estômago (proporcionando saciedade, auxiliando na redução da glicemia, melhorando o funcionamento intestinal), ômega 3 (aumento do HDL – bom colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares – aterosclerose, redução do colesterol e triglicerídeos), cálcio, potássio, proteínas, desintoxicação do organismo.



 Fernanda Zanovello
Ingredientes (3 porções)

4 xícaras de abóbora picada e com casca (ou metade de uma abóbora média, usei a abóbora de leite, mas fica boa com a cabotiá)

1 cebola grande (usei a roxa)

1 colher (de sopa) de azeite de oliva (pode ser óleo de coco)

1 colher (de sobremesa) de cúrcuma (ou também conhecido como açafrão da terra)

1 pitada de sal (usei o marinho)

2 xícaras (de chá) de água para cozinhar e mais 1 xícara para bater

2 colheres (de sopa) de chia



Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola cortada em fatias, depois acrescente a abóbora, a cúrcuma e as duas xícaras de água. Deixe a sopa ferver, tampe a panela e abaixe o fogo até a abóbora ficar macia, cerca de 10 minutos.

Coloque no liquidificador a sopa cozida, mais água (eu usei mais 1 xícara) e 1 colher (de sopa) de chia. Bata bem até virar um creme e  coloque o sal. Volte para o fogo para esquentar.

Sirva quente com a outra colher de chia polvilhada por cima (divida essa colher de chia entre as 03 porções).
http://www.aquinacozinha.com/

0 comentários:

Postar um comentário