Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Salada de berinjela frita com molho de iogurte


Cozinha Prtica - 4 Temporada - Ep.3 - Salada de berinjela frita (Foto: Editora Panelinha/Gilberto Jr.)


Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 3 pepinos japoneses
  • 2 xícaras (chá) de tomates sweet grape
  • ½ xícara (chá) de folhas frescas de salsinha, hortelã, manjericão e coentro
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta-síria

Modo de preparo

  1. Lave e seque as berinjelas. Em uma tábua, divida os legumes ao meio, no sentido do comprimento. Corte em meias-luas de um centímetro de espessura (se a berinjela for grande, corte novamente ao meio no comprimento e fatie). Transfira para uma tigela, adicione uma colher (chá) de sal e misture bem - isso reduz o amargor do legume. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes: lave e seque os pepinos, os tomates e a salsinha. Corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias de meio centímetro de espessura. Corte os tomatinhos ao meio, pique fino as ervas e descasque o alho. Transfira as berinjelas para uma peneira e deixe escorrer. Seque cada um dos pedaços com um pano de prato limpo (ou papel toalha) – isso evita que o óleo espirre na hora de fritar – e transfira para uma tigela. Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo
  2. quando acender, está no ponto. Prepare uma travessa, forrando com papel-toalha. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e adicione algumas fatias de berinjela por vez, delicadamente. Frite até dourar. Com uma escumadeira, transfira para a travessa forrada. Repita o procedimento com todas as fatias. Enquanto as berinjelas esfriam, prepare o molho: num pilão, macere o alho com meia colher (chá) de sal. Transfira para uma tigela e junte o iogurte, o azeite e a pimenta-síria e misture bem. Numa travessa grande, misture o pepino com o tomate e regue com um fio de azeite. Cubra com a berinjela e salpique com as ervas. Sirva a seguir com o molho de iogurte.
  3. Rita Lobo

0 comentários:

Postar um comentário