Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vinagre, uma Presença à Mesa


Vinagre

Possuindo vitaminas, minerais, enzimas, e aminoácidos essenciais, a verdade é que o vinagre nem sempre é apreciado. Porém, o vinagre é sempre uma presença obrigatória!
Fermentado a partir do vinho ou de cidra, o vinagre nem sempre é apreciado por todos. Há quem diga que é demasiadamente amargo, mas há ainda aqueles que não passam uma refeição sem que a mesma seja devidamente regada com um pouco de vinagre. A fermentação de que há pouco lhe falámos é conseguida a partir da mistura entre o álcool e o oxigénio que existe no ar. Essa fusão transforma-se num ácido acético e água, dando origem ao famoso vinagre.
Há muito tempo que se recorre ao vinagre para tratamento e prevenção de determinadas doenças. Dos tempos mais remotos para a modernidade, acredita-se que o vinagre possa combater o envelhecimento, artrite, a azia, a diarreia ou a osteoporose, entre outros problemas. O uso do vinagre no tratamento de doenças é tão antigo, que já Hipócrates, o pai da medicina, costumava tratar os seus pacientes recorrendo a água com vinagre.
O vinagre contém propriedades anti-sépticas, antibióticas, e nutrientes, e a sua utilização é ainda habitual na preparação de mezinhas caseiras, provenientes de tempos muito antigos, quando a medicina não tinha ainda desbravado os caminhos da modernidade. Todas as propriedades do vinagre são ainda mais evidentes se falarmos no vinagre extraído de cidra, já que neste caso os seus benefícios são ainda mais notórios.
Com toda a certeza que já reparou ao entrar no supermercado que encontra diversos tipos de vinagre, provenientes das mais variadas marcas. A verdade é que todos eles são de boa qualidade, não só ao nível do tempero da comida, como também quando aplicados a áreas medicinais. Porém, quanto mais natural for o produto, melhor serão as qualidades das propriedades do mesmo. O recurso ao vinagre é tão antigo que em outros tempos aconselhava-se as pessoas a tomarem duas colheres de vinagre, após as refeições, para evitar intoxicações alimentares, e ainda hoje este conselho continua a ser seguido por muitos.
Nem só este conselho persiste ainda no universo dos nossos dias. Quantas vezes já não a aconselharam a passar um algodão com vinagre por cima de uma picada de mosquito? E quantas vezes também já não lhe disseram para juntar à água do banho vinagre, para aliviar as queimaduras, devido a exposição prolongada ao sol? Certamente que tem conhecimento das mais valias destes procedimentos e, possivelmente, você mesma recorre a muitos deles, deixando para segundo plano pomadas ou medicamentos.
O vinagre tem ainda muitas mais utilidades. Fique com algumas das nossa sugestões: se notar que a sua mobília de madeira, ou que na casa de banho, começam a haver sinais da criação de bolor passe um pano com um pouco de vinagre, depois de os ter limpo. O vinagre é ainda muito útil para retirar manchas nas suas panelas, provocadas por um excesso de cozedura, assim como pode ser também utilizado para retirar o odor a urina nas roupas. Primeiro lave-as normalmente, e depois deixe-as ficar em água com vinagre.
O vinagre apresenta ainda muitos outros benefícios, e pode mesmo recorrer-se ao seu uso para inúmeros problemas que ocorram no lar, roupa, mobília, doenças, beleza, etc. O seu consumo é imprescindível para combater a hipertensão, a osteoporose, destrói micróbios dos alimentos, melhora a circulação sanguínea, alivia dores de cabeça e as tão indesejadas cãibras, e é uma das mais valias para o coração. Também ao nível da beleza o vinagre mostra as suas qualidades: faz bem aos cabelos, à caspa, revigora a pele, e combate o acne. É igualmente garantido em problemas urinários, alivia a tosse, é útil em certas infecções na pele e olhos, e permite relaxar os músculos doridos.
As qualidades do vinagre estão mais que verificadas ao longo dos anos, e a prova viva desse mesmo facto é que ainda hoje as pessoas continuam a recorrer às suas propriedades. Mesmo que não goste do sabor e cheiro do vinagre, terá que concordar, após este artigo, que o vinagre é uma presença obrigatória no bem estar de todos nós.

0 comentários:

Postar um comentário