Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 28 de julho de 2014

DELÍCIA DE CHOCOLATE Berries e sorvete de mascarpone acompanham torta de chocolate



DELÍCIA DE CHOCOLATE
10 porções
Sorvete de mascarpone
(rende 1 kg)
400 ml de leite integral
233 ml de creme de leite
118 g de glucose
80 g de gemas
50 g de açúcar
50 g de açúcar invertido
1 fava baunilha
200 g de mascarpone
Massa de oreo
170 g de chocolate derretido em banho-maria
170 g de manteiga sem sal em ponto de pomada
1 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo comum
1/2 xícara (chá) mais 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) mais 5 colheres (sopa) de açúcar branco
10 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de nibs de cacau
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (café) de sal
Essência de baunilha a gosto
Bolo
675 g de chocolate meio amargo quebrado em pedaços pequenos;
575 g de açúcar granulado
450 g de manteiga sem sal
250 ml de água
10 ovos inteiros
Manteiga para untar
Montagem
1 fatia de bolo
1 bola de sorvete de mascarpone
20 g de blueberries
12 g de crumble de chocolate (apenas quebre a massa de oreo assada)
Sorvete de mascarpone
1 Misture com um fouet os ingredientes e bata na máquina de sorvetes. 2 Forre uma forma redonda de 30 cm de diâmetro por 5 cm de altura com papel-manteiga. 3 Pincele o papel com manteiga e reserve.
Massa de oreo
1 Triture levemente os nibs de cacau e, em uma batedeira, misture-os com a manteiga, o fermento e o sal. 2 Bata por 3 minutos na velocidade média, pare de bater e acrescente os açúcares e o cacau em pó. 3 Volte a bater por mais 2 minutos, acrescente o chocolate derretido e a essência de baunilha e bata por mais 1 minuto. 4 Coloque a farinha, misture até ficar homogêneo e divida a massa em 2 partes. 5 Abra sobre um papel-manteiga e espere esfriar. 6 Disponha a massa em uma esteira de silicone e asse ao forno a 160 °C. 7 Retire do forno e espere esfriar.
Bolo
1 Na batedeira, misture os ovos com 1/3 do açúcar e bata por aproximadamente dez minutos ou até que o preparo aumente o volume inicial em quatro vezes. 2 Em uma panela pequena, aqueça o restante do açúcar com a água até que ele se dissolva. 3 Aguarde levantar fervura e deixe por alguns minutos para formar uma calda, sem ferver demais – não deixe que a calda reduza ou pegue cor. 4 Retire do fogo e espere esfriar até ficar morna. 5 Junte o chocolate e a manteiga em pedaços, com a calda ainda morna, misturando lentamente até ficar homogêneo. 6 Acrescente esse preparo lentamente à mistura de ovos, diminua a velocidade da batedeira e bata por cerca de 20 segundos, misturando com cuidado para não extrair o ar do preparo. 7 Coloque a massa, cuidadosamente, na assadeira forrada e untada com manteiga. 8 Asse em banho-maria, ao forno preaquecido a 160 °C, por 30 minutos ou até que a superfície fique firme – a superfície do bolo deve estar firme, mas com o centro ainda leve e cremoso. 9 Retire o bolo do banho-maria com cuidado para que a água não molhe o bolo. 10 Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir. 11 Utilize uma faca molhada em água fervente para cortar.
Dica de chef: 1 Coloque água fervente no banho-maria, antes de levar o bolo para assar. 2 Para que a massa asse de forma homogênea, o banho-maria deve, obrigatoriamente, conter água o bastante para alcançar o topo da forma que contém o bolo. 3 Se conservar o bolo na geladeira, retire-o alguns minutos antes de servir, para que seja servido em temperatura ambiente.
Montagem
1 Disponha uma fatia do bolo em um prato e decore com crumble de chocolate e blueberries. 2 Sirva acompanhado de sorvete de mascarpone.
Receitas de Paola Carosella

0 comentários:

Postar um comentário