Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pão Caseiro de Massa Mole



Ingredientes:
- 1 ovo em temperatura ambiente (se estiver na geladeira, retire 20 min. antes de começar a receita).
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina;
- 5 g  (ou 1/2 colher de sopa) de fermento biológico granulado seco, próprio para pães;
- 180 ml de leite;
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1/2 colher (chá) de sal.

Aqueça o leite com a manteiga até que ela derreta, mas se ficar quente demais, espere esfriar para usar na receita. Tem que estar morno, se colocar muito quente estraga o fermento.
Junte todos os ingredientes secos. Faça uma cova no meio e acrescente o ovo e os líquidos. Misture tudo. Fica uma massa mole, feito as massas de bolo.

Coloque essa massa para descansar por 30 minutos. Eu costumo colocar um copo com uns 2 dedinhos de água por 1 minuto no micro-ondas. Aí retiro o copo d'água e coloco a massa dentro do micro-ondas. O calor e a umidade da água que foi aquecida ajuda a massa a crescer, ajuda principalmente em dias frios.
Depois de 30 minutos a massa vai dar uma leve crescida, mas bem pouco, é normal. Coloque em uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. Uso a forma de bolo inglês, a minha mede 10 X 24cm. O ideal seria uma até um pouco menor porque ele fica um pão baixo.
Preaqueça o forno 180ºC por 5 a 10 minutinhos.

Coloque a massa para assar. O tempo vai variar conforme a marca do forno, mas em geral é de 30 a 45 minutos (fique de olho e só abra o forno após 30 minutos para o pão não murchar).
fonte http://www.panelaterapia.com/

0 comentários:

Postar um comentário