Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 30 de maio de 2014

É TEMPO DE PINHÃO!


O pinhão é uma semente da Araucária Angustifólia, pinheiro típico brasileiro que possui seus principais focos nos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul) e também no Sudeste em estados como São Paulo e Minas Gerais.

Uma Araucária pode chegar a 40 metros de altura e vive em média 200 a 300 anos, podendo chegar até os 500 anos de vida. Infelizmente, hoje em dia resta apenas 1% de toda a Floresta de Araucária original do Brasil, que foi substituída pelos pinheiros canadenses. Os Parques Nacionais “Aparados da Serra” e “Iguaçu” têm áreas destinadas à preservação da araucária, mas sua extensão não chega a 3.000 hectares..



O pinhão se forma dentro de uma pinha fechada que com o tempo se abre até liberar suas sementes. Nos meses de maio e junho as pinhas estouram ao sol do meio-dia, dilatando após a manhã fria. Com o estouro estes pinhões se espalham num raio de aproximadamente cinqüenta metros a partir da planta mãe, disseminando as sementes que podem alimentar animais terrestres além da famosa Gralha Azul, que consegue colher as sementes diretamente do pinheiro e depois de comer algumas enterra as restantes.


Comida típica das regiões mais frias do Brasil, o pinhão já foi uma das principais fontes de alimento dos povos indígenas que habitam estes locais.

Rica fonte de proteínas, a polpa do pinhão também contém muito ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. Confira as informações nutricionais correspondentes a 100g de pinhão cozido:
Calorias – 195,5 kcal
Proteínas – 3,94g
Cálcio – 35 mg
Ferro – 70 mg
Vitamina B1 – 1350 mg
Vitamina B5 – 4700 mg
Glicídios – 41,92 g
Lipídios – 1,34 g
Fósforo – 136 mg
Vitamina A – 3 mg
Vitamina B2 – 240 mg
Vitamina C – 13,9 mg

Símbolo do estado do Paraná e item essencial nas festas juninas, o pinhão pode ser preparado de muitas maneiras e está cada vez mais inserido em cardápios sofisticados. Seja assado na brasa, cozido ou compondo os tradicionais Entrevero e a Paçoca de Pinhão, nossa querida semente brasileira aquece os invernos mais rigorosos dos mais simples aos mais glamorosos.

Como cozinhar o pinhão? Siga as instruções para 1 kg de pinhões, 1 litro de água e 3 colheres de sopa de sal, na panela de pressão:

Lave muito bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão a água e o sal. Misture e acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo. Tão logo consiga pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva. 
http://www.oxfordporcelanas.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário