Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Benefícios do Caju !


caju-amarelo-vermelho

Conheça um  pouco sobre o Caju
O caju pertence à família das anacardiáceas, em que se encontra a manga, cajá-manga, umbu, ciriguela e aroeira.
Um é fruto nativo do Brasil e foi levado pelos os portugueses do Brasil para Ásia e África. No Brasil o cajueiro é encontrado quase  em todos os estado brasileiro, principalmente nos estados do Nordeste, devido as condições climática. O estado do Ceará o maior produtor de castanha de caju.
Quais os países que mais produz castanha de caju?
Os maiores produtores de castanha de caju são: Índia, Vietname, Nigéria, Brasil, Indonésia e por ultimo Guiné-Bissau e Moçambique.
Qualidades Alimentares
O caju é rico em vitamina A, B1 (Tiamina) B2 (Riboflavina) B3 (Niacina) Vitamina C e alguns minerais como o cálcio, cobre ferro, fosforo e alem de fibras e aminoácidos.
Do caju aproveita-se tudo. A própria polpa do caju é indicado nos casos de problemas reumáticos, problemas de pele e também um depurativo e um tónico.
A casca da castanha do caju solta um óleo de cheiro forte, conhecida como resina, de onde se extrai o ácido-anacárdico. Este óleo pode ser usado para acalmar dores de dente, ulcera e também foi feita experiência no tratamento de lepra. Mas cuidado ao manusear este óleo é muito corrosivo.
Propriedade do óleo da castanha de caju:
Suas propriedades anti-sépticas, vermicidas (sua finalidade de eliminar vermes) tornando útil para o uso terapêutica. Em contato com o fogo inflama-se bruscamente. O oleo é usado contra a lepra e outras moléstias cutâneas, como os casos de eczemas, isto devido o seu efeito vesicante e corrosivo, que torna anti-séptico e cicatrizante.
Nos casos de feridas, desde que esteja livres de pus, carne esponjosas e coagulo sanguíneos, pode ser aplicado o broto das folhas novas do cajueiro, pois este tem propriedades adstringente, promovendo uma boa cicatrização.
Indicações Terapêuticas:
Estudo constataram que o o caju é rico em vitamina C, perdendo apenas para acerola, e deixando para traz a laranja e o limão. O caju amarelo é o mais rico de todos, seu teor de vitamina C é de 220(miligramas), e o caju vermelho tem o teor de 212(miligramas)
Caju-amarelo-01 caju-vermelho
A castanha de caju tem altas qualidades nutritivas. É rica em fibras, proteína, carboidratos, aminoácidos, minerais como cálcio, ferro, fosforo, magnésio, potássio, selênio, sódio e zinco, e  ainda contem vitaminas A, D, K e principalmente vitamina E. E alem de vitaminas do complexo B, como a B1, B2, e B3, o seu teor de vitamina B2 (riboflavina) é mais elevado do próprio leite.
castanha-de-caju1
O suco de caju refrescante e delicioso é ideal para o verão. Rico em vitaminas e sais minerais, é indicado nos caso de tratamentos de anemia, previne problema de catarata e ainda ajuda fortalecer os ossos, sem contar que é um poderoso antioxidante.
suco-de-caju-011 suco-de-caju-01
O caju merece a melhor acolhida às nossas mesas, tanto como sua qualidades terapêuticas e como otima bebida refrescante.
Utilidades Terapêutica:
Aftas – Aplicar o suco dos brotos das folhas novas do cajueiro.
Anti-séptico e Feridas  – Fazer cataplasma dos brotos das folhas do caju, este promove uma boa cicatrização. Mas só pode ser aplicado desde que não tenha pus e coágulo sanguíneo.
Calo e Verrugas – Colocar no local na forma de cataplasma, o suco das castanhas frescas, três vezes ao dia.
Dor de dente – Aplicar óleo da castanha de caju. Este óleo é muito raro de se encontrar. Tenha cuidado este óleo é muito perigoso ele contém ácido anacárdico.
Gripe - Por ser rico em vitamina C recomenda tomar suco de caju sem açúcar.
Lepra e Psoríase  – Recomenda-se o óleo de caju. Infelizmente não é fácil de encontrar à venda. O óleo é extraído da castanha e contém ácido anacardico. E sua utilização requer acompanhamento de um terapeuta experiente.
Reumatismo – É indicado fazer refeição exclusiva de dois a três dias.

Dicas de utilização do caju:
Desta fruta maravilhosa pode ser aproveitada como: suco, doces, geleia, mel, licor, aguardente, refrigerantes e ate Hambúrguer. Uma pesquisa realizada pela Emprata tem testado hambúrguer à base de caju como alternativa para o consumo fora da época da safra. E esta experiência foi um sucesso, porque este Hambúrguer apresentar menores teores de gordura em comparação com de soja e de carne.
fonte http://ritasousa.net/

0 comentários:

Postar um comentário