Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sábado, 22 de março de 2014

Tomilho !



De origem mediterrânea, o tomilho, que já foi usado como incenso nos templos da Grécia Antiga, é ingrediente básico da cozinha européia.

Erva extremamente cheirosa de sabor picante e amargo. Por seu sabor marcante, deve ser usado com moderação.

Fértil e com cheiro de tomilho no ar, Páros - terceira maior ilha cicládica, na Grécia -, representa bem o trecho de uma das obras do dramaturgo William Shakespeare. “Sei o lugar onde há belo canteiro que o ar embalsama de agradável cheiro do tomilho selvagem, da sincera violeta e da graciosa primavera...”.

Pelas casas brancas, ruas estreitas, igrejas, moinhos e praias deslumbrantes, as Cíclades são as ilhas mais visitadas da Grécia e Páros, mesmo com os vários balneários, mantém o charme antigo através de suas vilas, vinhedos e olivais.

As ilhas gregas além de paradisíacas, apresentam uma rica história gastronômica. Nativa da região do Mediterrâneo, especialmente na Grécia, o tomilho é uma erva aromática que cresce selvagem sobre um solo pedregoso entre as rochas.

Seu nome remonta à Grécia Antiga e deriva do grego thymus que, traduzindo, significa coragem. Com esse propósito, a erva era utilizada para estimular o vigor e a lucidez de seus guerreiros. Por aumentar os sentidos, os soldados romanos banhavam-se em água com tomilho.

Mais tarde os alemães o utilizaram como desinfetante, nas trincheiras de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial.
Usado como incenso nos templos da Grécia Antiga, o tomilho constituía um símbolo de graça e elegância e, desde os tempos remotos, suas propriedades anti-sépticas eram conhecidas.

Os egípcios utilizavam o tomilho como ingrediente das substâncias para embalsamar múmias. Ainda no Egito, as essências aromáticas já serviam como uma espécie de desodorante feito a base de mirra, incenso, alecrim e tomilho.

Na Roma Antiga a erva era usada como símbolo de valor e na Idade Média, damas européias ofereciam ramos de tomilho bordados aos seus cavaleiros andantes.

Da família das labiadas, o tomilho (Thymus vulgaris) tem como parente o orégano, a manjerona, a hortelã, o poejo, a segurelha, o alecrim, a alfavaca e o manjericão e possui mais de uma centena de variedades das quais apenas três são mais usadas na culinária. A erva não é muito exigente quanto ao terreno.

Quase não necessita de água, mas precisa de muita luz solar e calor para crescer e florescer. O tomilho é um arbusto que pode atingir até 50 centímetros de altura e suas pequenas folhas e flores nascem nas cores branca, rosa e lilás.

0 comentários:

Postar um comentário