Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Primeiros Socorros no Verão



Primeiros Socorros no Verão
Você pega no sono na praia e fica com a pele toda queimada. Deixa de tomar água o suficiente e se desidrata... Para tirar esses e outros contratempos de letra, confira as nossas dicas de Primeiros Socorros no Verão.


Corte

É comum as apaixonadas pela cozinha se machucarem manuseando objetos cortantes. Mas no verão esses "pequenos acidentes" acontecem ainda mais, por pura distração: entre um bate-papo e outro na hora de cortar o limão para a caipirinha ou a carne para o churrasco, lá se fez um talho feio no dedo!

Como agir

- Antes de cuidar do machucado, lave as mãos.

- "Com um pano limpo ou gaze, faça uma pressão sobre o ferimento a fim de estancar o sangue", ensina a enfermeira Yara Kimiko Sako, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

- Lave a área com água limpa e abundante.

- "Se a hemorragia não parar, proteja o corte com uma gaze ou um pano fino e procure assistência médica", alerta Yara. No hospital, o médico poderá avaliar se existe infecção, indicar os medicamentos adequados e se há a necessidade de suturar a região.

Queimadura de sol

Embora todo mundo saiba da importância do uso de protetor solar, nem sempre as recomendações são seguidas à risca. Seja qual for a cor da pele, o correto é adotar FPS 30, e reaplicá-lo a cada duas horas ou após os mergulhos. Caso contrário, é possível ficar vermelha, ardida e com bolhas.

Como agir

- Depois de uma queimadura, a exposição ao sol fica proibida! A ordem é se proteger com roupas leves e frescas, sem abafar a pele.

- "Use um spray de água termal ou produtos formulados com silicone para acalmar e regenerar a pele", indica a dermatologista Christiana Alonso, da Clínica Ayni Saúde Integrada (SP).

- A água do banho deve ser de morna a fria para não sensibilizar ainda mais a região, que descama após o processo de cicatrização.

Afogamento

Muita gente se arrisca em águas desconhecidas ou descuida das crianças na piscina ou no mar. "A atenção tem que ser dobrada com os pequenos e deve-se mantê-los sempre à vista", orienta a enfermeira Cibelli Rizzo Cohrs, do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também é importante não consumir bebidas alcoólicas ou refeições pesadas antes de entrar na água, respeitar os avisos de alerta dos salva-vidas e não nadar sob tempestade.

Como agir

- Retire a vítima da água com a ajuda de um objeto flutuante, como uma prancha de isopor, puxando-a para um local seguro.

- Coloque-a em uma superfície rígida e plana e a acalme.

- Retire as roupas molhadas e mantenha o corpo aquecido.

- Cheque a respiração. Se estiver tudo bem, coloque a vítima de barriga para cima e vire a cabeça de lado. Se não houver sinais, faça a reanimação cardiopulmonar (o ideal é que seja realizada por alguém habilitado).

- Peça socorro ao Resgate (telefone 193).

Picada de inseto

As picadas costumam provocar dor leve, coceira e inchaço local, sintomas que passam logo. Mas algumas podem ficar inchadas e a sensação é de que jamais vão parar de coçar.

Como agir

- Lave a região com bastante água e sabão.

- Coloque uma bolsa de gelo embrulhada em uma toalha fina sobre a picada por 20 minutos.

- Durante meia hora, observe se há alguma reação alérgica. Se notar, procure o pronto atendimento.

- "Se a picada for de abelha, localize o ferrão e o extraia, junto com a bolsa de veneno, com a ajuda de uma borda cega, como a de um cartão de crédito. Mas tome cuidado para não espremer a bolsa de veneno, para não liberar ainda mais na pele", alerta a enfermeira Yara Kimiko Sako.

Insolação

Mal-estar, tontura, vermelhidão no corpo e dor de cabeça são os sintomas. "A insolação é a alteração súbita dos fluidos corporais. O excesso de calor leva à vasodilatação e à queda de pressão, provocando tonturas, dor de cabeça e perda exagerada de líquido pela transpiração", explica Silvia Solda, coordenadora do pronto-socorro do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo.

Como agir

- Deixe a pessoa em local arejado.

- Faça compressas de soro fisiológico ou chá de camomila frio para baixar a temperatura.

- Sirva água, bebida isotônica ou água de coco - menos alimento.

- Mantenha a vítima deitada, com as pernas elevadas.

- Procure o hospital para verificar a pressão arterial e o quadro clínico geral. "Em alguns casos, a insolação pode estar associada à hipertensão", avisa Silvia.

Fonte: mdemulher

0 comentários:

Postar um comentário