Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Frutas exóticas e raras no Brasil I



Frutas exóticas são aquelas que não são originárias do Brasil, foram trazidas para cá, inicialmente pelos portugueses no século 16. Outras foram introduzidas aqui muito depois, até mesmo no século 20”, explicou o PHD em botânica Gil Felippe
.
Árvores típicas da China, Malásia, Índia e outros países orientais já são cultivadas no Brasil por causa das frutas oferecidas. O Terra falou com o botânico Gil Felippe; com o fotógrafo e pesquisador da flora e frutas brasileiras há 30 anos, Silvestre Silva, autor de vários títulos sobre frutas exóticas; e com a nutricionista Roberta Silva.
1 - Pera do campo -  A fruta é cultivada no cerrado brasileiro e hoje é rara por causa da devastação da vegetação. Ela tem o mesmo tamanho e formato que a pera comum, porém, tem a casca aveludada. Outra característica  é que a pera do campo é amarga como o limão. Contém proteínas, lipídios e vitamina A.


2 - Sapota do Solimões - É muito popular no oeste da Amazônia, a partir da cidade brasileira de Tefé até a região fronteiriça com o Peru e a Bolívia. É uma fruta doce e grande que chega a pesar 400g. Na época da maturação, esses frutos são comumente encontrados nas feiras de algumas cidades amazônicas, uma vez que a polpa, de sabor delicado, doce e saboroso, é muito consumida e apreciada pelas populações locais.


3 - Jabuticaba branca -  A fruta é verde e mesmo quando madura ela não escurece, como acontece com a jabuticaba comum. É uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção. Conhecida pelo seu nome indígena, ibatinga, que significa “fruta branca”, ou também por jabuticaba-verde e jabuticabatinga.


4 - Physalis - É uma fruta indígena, nascida na região da Amazônia brasileira, conhecida popularmente como Camapu. Ela é amarela, pequena e delicada. O sabor da fruta é adocicado e um pouco cítrico. Alguns países da América do Sul produzem a fruta em grande escala e exportam, no Brasil a Physalis ainda é pouco conhecida.


5 - Lichia -  Originária do sul da china. Há uma forma que é cultivada nas montanhas, cujos frutos são pequenos e é usada como cavalo para enxertia. A outra forma, plantada em regiões chuvosas, produz as frutas comestíveis do comércio. As primeiras plantas foram trazidas para o Brasil em 1810 para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A lichia tem gosto adocicado e é muito perfumada.


6 - Rambutão - É cultivado na Tailândia, Indonésia, Filipinas, Suriname, Colômbia, Costa Rica e Cuba. Há pouco tempo, passou a integrar as prateleiras das lojas especializadas em frutas finas em São Paulo. A textura, o gosto e a forma de comer – mastigando ao redor da semente - se assemelham à lichia.


7 - Mangostão -  A árvore é originária da Malásia e hoje é cultivada em todas as regiões tropicais do Brasil. Também chamada de mangosta, mangostim ou mangusta aqui no Brasil, na Inglaterra ela ficou conhecida como a fruta da rainha, por ser consumida pela raina Vitória (1837-1901). O gosto suave e o aroma adocicado caracterizam o núcleo branco da fruta. O consumo pode ser ao natural ou em doces e sucos.



Fonte:
terra
e-jardim
paquetaense
Brasilescola

0 comentários:

Postar um comentário