Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PANETONE !


 



Criação dos italianos de Milão, o Panetone (em italiano com tt) é uma espécie de bolo ou pão doce, tradicionalmente, recheado de frutas cristalizadas e uvas passas, que, há séculos, faz parte da tradição natalina da Itália e, hoje, é presença obrigatória nas festas e ceias de Natal de todo o mundo.

Muito gostoso, dourado por fora e clarinho por dentro, tem formato que lembra a cúpula de uma igreja e textura e sabor característico. Sua massa é fermentada, feita com farinha de trigo, leite, açúcar e ovos.

Esta Iguaria com gosto de Natal é bem antiga e tem uma origem nobre. Sua receita data do final do século 14, 1395, quando o primeiro duque de Milão, Gian Galeazzo Visconti, resolveu festejar o recebimento das insígnias ducais com a criação de um pão bem diferente, recheado de frutas cristalizadas e uvas passas. Por estar perto das festas natalina, o Panetone ficou ligado a esta época e traz em si a idéia de comemoração e felicidade.

Com as técnicas de fabricação e conservação, o Panetone popularizou-se no mundo inteiro e faz sucesso. No Brasil, chega cada dia mais cedo às prateleiras, sendo que, em algumas cadeias de supermercados ou padarias, principalmente em São Paulo, maior cidade italiana fora da Itália, é possível encontrar Panetone o ano todo.
A receita original, com os mesmos ingredientes há mais de 600 anos, é a mais conhecida e difundida no mundo, inclusive no Brasil, onde imperou praticamente sozinha até a década de 1990, quando os chamados "Panetones Gastronômicos",que incluem versões dos mais variados recheios, formatos e coberturas, incluindo inúmeras receitas de Panetones salgados, começaram a surgir e a instigar o paladar dos amantes dos prazeres da boa mesa. Hoje, tem Panetone para todos os gostos.
 fonte Virgínia Brandão

0 comentários:

Postar um comentário