Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Receita de caruru baiano


caruru

Na culinária tradicional brasileira, existem duas variações do caruru: o baiano e o paraense. O prato é feito basicamente de quiabos cozidos em caldo de peixe, com camarões secos moídos e azeite de dendê. A diferença é que o caruru da Bahia leva amendoim torrado e castanha de caju, enquanto o caruru paraense é engrossado com farinha de mandioca, como  é feito com o pirão.

O prato de sabor intenso pode ser servido com arroz branco e carne de peixe ou frango. Tradicionalmente, na Bahia, o caruru acompanha o xinxim de galinha – frango cozido com os mesmos ingredientes do caruru (sem o quiabo).

Ingredientes

500 g de quiabo

100 g camarão seco (sem as cabeças)

50 g de amendoim torrado (sem casca)

50 g de castanha de caju

100 ml de azeite de dendê

3 dentes de alho

1 cebola média

2 colheres (sopa) de coentro fresco picado

600 ml de caldo de peixe

Suco de um limão

Sal a gosto

Como fazer caldo de peixe caseiro?

Preparo

Pique os quiabos em rodelas finas e fervente por cerca de 1 min em água com o suco de um limão. Deixe escorrer e reserve. Esse processo reduz a quantidade de “baba” formada ao se cozinhar o quiabo.
Retire as cabeças do camarão seco e os lave. Não é preciso deixar de molho para dessalgar. Em seguida, bata no liquidificador os camarões, o amendoim e a castanha de caju. Para facilitar o processo, acrescente 200 ml de caldo de peixe. Reserve.
Doure a cebola picada e o alho no azeite de dendê. Acrescente o quiabo e refogue. Coloque a pasta de camarão e castanhas, o restante do caldo de peixe e deixe cozinhar por cerca de 10 min.
Confira o sal e finalize com o coentro picado.
Por Erickson Aranda
http://www.sofisticado.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário