Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ao menos 70 cidades e 20 mil pessoas são atingidas pelas chuvas Aulas na rede estadual de 52 municípios catarinenses são canceladas. Ministros visitam estado nesta 2ª feira para discutir apoio a locais atingidos.


Blumenau é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas desde sexta-feira  (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)

23/09/2013 07h16 - Atualizado em 23/09/2013 07h16
Ao menos 70 cidades e 20 mil pessoas são atingidas pelas chuvas
Aulas na rede estadual de 52 municípios catarinenses são canceladas.
Ministros visitam estado nesta 2ª feira para discutir apoio a locais atingidos.
Do G1 SC


Comente agora
Blumenau é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas desde sexta-feira  (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)
Blumenau é uma das cidades mais atingidas pelas chuvas desde sexta-feira (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)
Mais de 20 mil pessoas e 4 mil residências em 70 cidades de Santa Catarina foram atingidas pelas fortes chuvas que caem no estado desde a última sexta-feira (20). Os dados foram atualizados na manhã desta segunda-feira (23) pela Defesa Civil estadual. O Vale do Itajaí é a região mais prejudicada. Os municípios de Agronômica, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul solicitaram decreto de estado de calamidade pública.
Em razão das chuvas, as aulas na rede estadual de ensino desta segunda-feira (23) foram canceladas em 52 cidades atingidas. O comunicado foi feito pela Secretaria de Estado da Educação na noite de domingo (22). Nesta segunda, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, visitarão Santa Catarina para discutir o apoio do governo federal às cidades prejudicadas. A previsão é de que os ministros cheguem a Florianópolis por volta das 10h.
Além disso, seis cidades decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta. O governador Raimundo Colombo anunciou na tarde de domingo (22) que avalia a possibilidade de decretar situação de emergência em Santa Catarina em breve.
Imagem aérea de Rio do Sul neste domingo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Imagem aérea de Rio do Sul neste domingo
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Desde a última sexta-feira (20) foram registrados alagamentos, deslizamentos, nível de rios acima do normal, queda de granizo e enchente em algumas cidades. A previsão do tempo aponta que nesta segunda-feira (23), na maior parte do estado, o tempo permanece com muitas nuvens, mas pouca chuva. São esperados acumulados de 20mm a 30mm em média no Litoral e de 5mm a 10mm no Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de cinco mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.
A queda de granizo afetou mais de mil casas em 10 cidades no Oeste e Norte do estado na madrugada de sábado (21). O Rio Itajaí-Açú, que corta a cidade de Blumenau, no Vale, atingiu o nível de 10,51 metros por volta das 2h desta segunda (22), mas passou a diminuir de hora em hora. Segundo o instituto meteorológico Epagri/Ciram, entre 10h e 16h de domingo choveu entre 10 e 40mm. As regiões do Alto e Médio do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis concentraram os maiores acumulados de chuva.
No início da manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Itajaí, no Vale, através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, emitiu um alerta de risco alto de deslizamento na cidade. Dentre os morros com maior risco de deslizamento estão o do Bem-te-vi, no Bairro Fazenda, na Rua Firmino Vieira Cordeiro, em Espinheiros, e no km 486 da Rodovia Antônio Heil, na Itaipava.
Até as 20h de domingo, como mostra o mapa, 57 cidades haviam sido atingidas pela chuva.

fonte http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/

0 comentários:

Postar um comentário