Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O que são radicais livres? Possivelmente você já ouviu falar de radicais livres, não é mesmo?! O que você sabe sobre eles e como os Antioxidantes podem ajudar você?



Possivelmente você já ouviu falar de radicais livres, não é mesmo?! O que você sabe sobre eles e como os Antioxidantes podem ajudar você?

Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.

Podem ser benéficos (por exemplo alguns radicais livres produzidos após uma atividade física) ou maléficos. Em quantidades maiores entretanto, tornam-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes. E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias.

O processo de envelhecimento pode ser acelerado pelo aumento da produção de radicais livres em nosso organismo.

Por outro lado, existem os compostos antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Estes compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células. E os alimentos ganham força nisso porque são eles que trazem potentes compostos antioxidantes como a vitamina C, a vitamina E, o β-caroteno e os flavonóides.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é modulador, moderador e não bloqueador, ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer, em alguns casos, a ocorrência delas.

Para diminuir a formação destes radicais livres e aumentar a quantidade de antioxidantes, é fácil. O segredo é consumir, todos os dias, alguns alimentos com estas vitaminas para combater a formação e diminuir alguns fatores que levam a maior produção de radicais livres. É como uma balança… aumentar os fatores bons e diminuir os fatores ruins!!! Então, vamos as dicas para fazer com que a sua alimentação seja a favor do combate dos radicais livres.

Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados:

- Álcool em excesso
- Cigarro
- Raios-X e radiação ultravioleta;
- Alguns medicamentos
- Alimentos industrializados.
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
- Estresse;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).

Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias por prevenir a formação de radicais livres:
 
- Mamão, cenoura: são alimentos ricos em β-caroteno.
- Brócolis, salsa, cebolinha: apresentam grande quantidades de flavonóides.
- Laranja, tangerina, morango, abóbora: ricas em vitamina C.
- Chá verde, uva, morango, maça: boas fontes de flavonóides.

Então, não se esqueça, para melhorar sua saúde e prevenir doenças, faça uso de alimentos ricos em antioxidantes. E, claro, diminuía os fatores de risco para a formação dos radicais livres.(Nutricionista do DietaCerta)

Dentre os principais alimentos fonte de antioxidantes estão as frutas, legumes e verduras.

Os antioxidantes encontrados na dieta e suas fontes são:

- B-caroteno: presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.

- Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.

- Vitamina E: presente em grãos e sementes oleagenosas, como gérmen de trigo, sementes de girasol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticíneos e óleos vegetais.

- Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.

- Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.

- Carotenoídes e Vitamina A: Os carotenoídes são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoídes são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoídes e também em alimentos de origem animal.

- Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.



Fontes: jandaiasemprecomvoce - Inatel

0 comentários:

Postar um comentário