Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lamingtons - Bolinhos Australianos


Historia:
O Lamington é um doce tradicional da Austrália desde os fins do século XIX, inícios do século XX. A tradição diz-nos que os primeiros Lamingtons surgiram de uma necessidade: uma engenhosa cozinheira ao serviço do governador de Queenland – Lord Lamington – ao ver que um bolo lhe tinha saído mal, dando asas à sua prolífera imaginação, cortou-o rapidamente em cubos, fez um creme de chocolate onde os mergulhou, para depois os passar por coco ralado e deixar secar. Parece que o sucesso foi de tal forma que estes bolos rapidamente atingiram o estatuto de guloseima preferida dos australianos, vindo a tornar-se no doce com que se celebra o dia nacional do país., "Australia Day".

O Lamington consiste em cubos de pão-de-ló (habitualmente deixado de um dia para o outro), que poderá ser também cortado ao meio e recheado com doce de morango ou chantilly, depois mergulhado em chocolate líquido e passado em coco ralado.

Ingredientes:

Para o bolo:
150 g de açúcar
60 g de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
70 ml de leite
200 g de farinha de trigo com fermento

Para a cobertura:
300 g de coco ralado desidratado
180 g de açúcar de confeiteiro
30 g de cacau em pó
100 ml de leite
15 g de manteiga

Modo de Fazer:
Numa tigela, quebre os ovos e bata bem com um garfo. Acrescente o leite. Misture.
Peneire a farinha em outra vasilha.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar aré que a mistura esteja bem cremosa. Acrescente a essência de baunilha. Adicione a mistura de leite e ovos e a farinha peneirada, aos poucos e alternadamente.
Unte uma assadeira de aproximadamente 28 cm x 20 cm. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno preaquecido em temperatura moderada (180 oe) por 30 a 40 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar 10 minutos antes de virar da assadeira sobre uma grade ou tábua grande. Deixe esfriar bem (no mínimo 4 horas, de preferência de um dia para o outro), e depois corte em cubos de 5 cm.
Prepare a cobertura. Peneire o açúcar de confeiteiro e o cacau juntos.
Em uma panela, leve o leite e a manteiga ao fogo até que a manteiga derreta e o leite comece a ferver. Adicione o açúcar e o cacau peneirados, mexa bem e leve novamente ao fogo, em banho-maria, até ficar brilhante.
Coloque o coco ralado desidratado numa assadeira ou prato raso. Com um garfo, espete os quadrados de bolo e mergulhe-os na cobertura, depois passe-os no coco ralado.

Rendimento: 20 quadradinhos
Descanso: 4 horas
Preparo: 40 minutos
Cozimento: 30 MINUTOS
fonte Fonte: Receita do Chef Fernando Villas Boas.

0 comentários:

Postar um comentário