Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A cachoeira horizontal - Kimberley - Austrália Ocidental


A cachoeira horizontal é o nome dado a um fenômeno natural que ocorre na costa da região de Kimberley, na Austrália Ocidental. Movimentos massivos das marés criam um efeito de cascata com um enorme fluxo de água forçando a passagem contra as estreitas gargantas paralelas do penhasco, a ser repetido no sentido contrário na virada maré.


 A primeira abertura, mais ao norte. é a mais larga com cerca de 20 metros de largura e a segunda, mais espectacular, tem apenas de 12 metros de largura.


Entre as marés é possível conduzir barcos através das duas aberturas da baía. As marés nesta região têm uma variação de 10 metros, que ocorre ao longo de seis horas e meia, de maré baixa para maré alta e vice-versa.


O efeito de “cachoeira” é criado pela maré tentando passar pelas aberturas de forma mais rápida do que pode fluir através delas criando uma queda d’água de quatro metros entre os compartimentos.


Fonte: Boacaberta

0 comentários:

Postar um comentário