Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 28 de outubro de 2012

Remédios para memória !!!


Você provavelmente já se perguntou se existe algum remédio para melhorar a memória. Na verdade, quando as pessoas procuram um remédio para memória estão buscando algo para melhorar o desempenho cognitivo, ou seja, um conjunto de funções cerebrais que envolvem a concentração, raciocínio, disposição e energia mental.
Não estamos tratando aqui de remédios para memória voltados para doenças cerebrais degenerativas, tais como Demência de Alzheimer ou Demência Vascular. Medicamentos com esta finalidade são exclusivos do receituário médico.
Investigaremos aqui remédios para memória entendidos como componentes ativos capazes de melhorar energia mental, disposição, concentração, raciocínio e a memória em si, tanto a capacidade de retenção, quanto a velocidade de recuperação da informação.
Pesquisas indicam que certos nutrientes possuem função especial de nutrir e estimular o funcionamento do cérebro.
Vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B12, B6 e ácido fólico, protegem os neurônios da degradação da homocisteína, um aminoácido tóxico para as células nervosas. Eles também estão envolvidos na produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio, essencial para o metabolismo.
As vitaminas deste complexo são candidatas a suplementação voltada para memória e desempenho mental. Também podem ser encontradas em alimentos como espinafre e outras folhas verdes escuras; brócolis; aspargo; morango; melão; feijão e outras leguminosas; frutas cítricas e soja.
Outro grupo de candidatos a remédios para memória são os antioxidantes, como as vitaminas C e E e beta-caroteno, que atuam combatendo os radicais livres, que são formados quando átomos de oxigênio interagem com determinadas moléculas.
Os radicais livres são altamente reativos e podem danificar células, mas os antioxidantes podem interagir com eles de forma segura e neutralizá-los. Antioxidantes também melhorar o fluxo de oxigênio através do corpo e do cérebro.
Suplementos de ácidos graxos ômega-3 vem sendo utilizados como remédios para memória pois estão presentes em grandes concentrações no cérebro. Eles são considerados gorduras saudáveis, ao contrário de gorduras saturadas e gorduras trans.
Fontes naturais de ômega-3 incluem peixes de água fria, como salmão, arenque, atum e cavala; nozes e óleo de noz, linhaça, azeite.
Algumas plantas e derivados fitoterápicos tem ação no sistema nervoso central, contribuindo para melhoria da concentração, do raciocínio e da memória. Dentre as plantas com estudos científicos embasando o uso como remédio para memória podemos citar a Rhodiola rosea, o Ginseng panax, o Ginko biloba.
O próprio café e também o chá verde são ervas com efeitos positivos sobre o sistema nervoso, com aumento da concentração e velocidade de raciocínio.
fonte www.remediommoria.com.br

0 comentários:

Postar um comentário