Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Entenda a vontade de comer doces


Um dos grandes vilões de todas as dietas é a famosa vontade de comer doce. São os pequenos detalhes e alguns momentos de compulsão que podem acabar estragando dias e dias de dieta. O grande prazer de comer esses alimentos está diretamente ligado à liberação de um hormônio poderoso chamado de serotonina, que é um hormônio que traz uma grande sensação de prazer. Essa vontade é mais comum em pessoas do sexo feminino, principalmente no período de menstruação, que é exatamente um período onde ocorre uma desregulação hormonal.
Muitas pessoas recorrem também aos doces em momentos de stress e ansiedade, o que acaba gerando um prazer imediato. O problema não é o consumo em si desses alimentos, e sim o descontrole na hora da ingestão, o próprio chocolate mesmo (o amargo) é um ótimo alimento e pode ser ingerido diariamente sem problemas, em pequenas quantidades, obviamente.

Doces - Chocolate
Uma das formas de tentar amenizar a vontade pelos doces é o consumo de alimentos fontes de proteína, que liberam um hormônio chamado de triptofano, que também traz uma sensação de bem estar. Mas essa vontade deve ser analisada com cuidado, uma grande vontade por esses alimentos pode indicar baixa quantidade de serotonina no organismo, que pode ser conseqüência de algum distúrbio que deve ser analisado por médicos e psicólogos. Do mesmo jeito que existe a famosa frase no mundo dos remédios: “A diferença entre a droga e o remédio é a dosagem” também pode ser usada na nutrição. Uma dieta bem equilibrada pode conter diversos alimentos que são vistos como “proibidos”, basta estarem em uma quantidade adequada de acordo com o resto da sua dieta.
Procure um profissional da área de nutrição, hoje em dia dieta não é mais sinônimo de não comer nada, não comer doces ou apenas certos alimentos. A palavra chave é a MODERAÇÃO.
fonte http://www.receitadoce.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário