Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

dia 25 de outubro dia do Macarrão ,Veja História do Macarrão


A palavra "maccaronis" é derivada de "maccari", que significa achatar ou esmagar com força, em um antigo dialeto da Sicília. A base dessa palavra, por sua vez, vem do grego "makar", que significa sagrado.
É difícil dizer exatamente onde e quando surgiu o macarrão, porque muitos foram os momentos em que ele esteve presente na nossa alimentação. Sua história confunde-se com alguns fatos que nos mostram a trajetória desse produto, muito apreciado ao longo dos séculos.
A história mais conhecida diz que o macarrão teria chegado ao Ocidente por volta de 1295, trazido da China pelas mãos de Marco Pólo. Mas o conhecimento mais remoto que se tem sobre a existência do macarrão, vem de mais de 4000 anos.
Também encontrou-se em escavações, vestígios da produção de macarrão 400 anos antes de Cristo.
O que se sabe ao certo é que, na Renascença, o macarrão já fazia parte da vida italiana. Um livro de culinária publicado em 1475, informava que a massa deveria ser cozida pelo tempo de três "Padre Nossos" e há claras evidências de que, nesse momento da história, a massa era um prato usufruído apenas pelos ricos, em banquetes.
Durante muito tempo o macarrão foi uma receita caseira. Mais tarde passou a ser produzido em padarias e, só a partir do século XIX, começou a ser industrializado. Foi quando apareceram as primeiras fábricas de massas.
À medida em que a receita da massa era divulgada e tornava-se mais popular, as camadas menos favorecidas consumiam e criavam suas próprias receitas. E foi depois da 1ª Guerra Mundial que o macarrão espalhou-se por toda a Itália e conquistou o mundo.
Nos dias de hoje, caseiras ou industrializadas, adaptadas às mais diversas culturas, a massa é presença obrigatória na mesa de quase todos os cidadãos do mundo. E no Brasil, não poderia ser diferente.
Aproveitando a versatilidade e sofisticação da massa, cosumidores criam inúmeras receitas. E as diferentes culturas existentes no Brasil fazem com que a mesma massa seja preparada de um modo muito característico em cada região do país.

0 comentários:

Postar um comentário