Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aquecimento global aumenta potência de furacão



O Sandy em ação, em imagem da Nasa divulgada esta terça-feira
Foto: Divulgação
Os ventos e chuvas que paralisaram Nova York, chegando mesmo a provocar nevascas em partes da Costa Leste americana devem parte de sua intensidade ao aquecimento global. Segundo o Centro Nacional para a Investigação Atmosférica dos EUA o aumento da temperatura do planeta contribui para que um furacão como o Sandy veja sua força crescer em até 10% — o suficiente para ampliar os estragos em 60%. E ainda há fatores atípicos para que o Sandy ganhe a alcunha de “tempestade perfeita” (ou “perfect storm”).
Outro levantamento americano, este assinado pelo Instituto de Estudos Oceanos e Atmosféricos (Noaa), já mostrava como o aquecimento global pode alimentar os furacões. Estes fenômenos climáticos serão mais escassos, embora mais intensos. Os remanescentes serão, na maioria das vezes, justamente os furacões de categoria 4 e 5, como o Katrina, que deixou cerca de 1.800 mortos em Nova Orleans (EUA) em 2005. A explicação está na temperatura da água, mais quente, no maior volume de chuvas e nas ondas maiores.
Ao lado do Katrina, o Sandy parece tímido — era um furacão de categoria 1, rebaixado a tempestade tropical. Mas há uma série de fatores que farão o novo furacão ser estudado nos próximos anos. Para além da questão do aquecimento global, Sandy é uma “tempestade perfeita”, fenômeno só visto anteriormente uma vez, exatamente há 21 anos, quando o termo foi cunhado, também no Atlântico Norte.
Dessa vez, no entanto, a tempestade avançou para uma área muito maior.
— A região afetada, além do litoral de Massachussetts a Maryland, avança até o interior do país, chegando a Illinois, no Centro-Oeste — descreve a astrônoma Duilia de Mello, do Goddard Space Flight Center, da Nasa. — O Sandy é interessante porque, ao vir pelo Atlântico e se aproximar do continente, ele bateu de frente com uma frente fria. A pressão atmosférica baixou, aumentando a precipitação e deixando os ventos mais fortes. Uma conjunção como essa só havia sido vista antes em 1991, e sobre o oceano. É algo totalmente atípico.
A frente fria, que vem do Canadá, é ainda mais intensa em regiões ao norte de Nova York, onde já neva intensamente, no local em que a tempestade se encontrou com a frente fria. A passagem do Sandy por estes locais, se ele não se dissipar, poderia causar mais inundações e neve.
— A temporada de furacões vai até 30 de novembro, mas este ano, à exceção do Sandy, não foi intenso — pondera Duilia. — No Sul, onde passou o Katrina em 2005, nada demais até agora.
O Katrina, quando chegou a Louisiana, principal cenário da tragédia, passou pela Flórida ainda como um furacão de categoria 1. Ele se alimentou das águas quentes do Golfo para tornar-se um fenômeno 5. É para que casos como esse não se repitam que meteorologistas pedem urgência na redução das emissões de CO2 na atmosfera. A água mais quente evapora mais, aumentando o volume das tempestades.
A Noaa previu, em 2010, que as tempestades serão 20% maiores a até 100 quilômetros do olho de um furacão, considerando um cenário em que a temperatura da Terra aumentará em 2,8 graus Celsius — o que já é dado como certo até o fim do século pelos climatologistas. Se o Sandy tornar-se regra, em vez de exceção, este cálculo será atingido bem antes.

fonte
http://oglobo.globo.com/ciencia/aquecimento-global-

0 comentários:

Postar um comentário