Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 29 de março de 2012

Comer alimentos gordurosos faz o cérebro crescer, diz pesquisa

Dietas ricas em gorduras fazem a circunferência de sua barriga aumentar e também provocam crescimento de partes do cérebro, ao menos em ratos, é o que afirma uma nova pesquisa.

Infelizmente, uma dieta rica em hambúrgueres não irá fazer você se tornar uma pessoa mais inteligente, pois as novas células do cérebro provocam o aumento no peso, é o que suspeitam os cientistas.

  Os ratos com novas células cerebrais ganharam peso muito mais rápido do que o grupo controle. A descoberta pode oferecer uma visão sobre como o cérebro controla o ganho de peso através da alimentação e da fome.

  A pesquisa também pode abrir caminhos para a compreensão dos fatores que desencadeiam a obesidade. Ainda não está claro se este mesmo processo ocorre em seres humanos, mas se assim for, a descoberta também poderá oferecer mecanismos para tratamentos mais eficientes para a obesidade.

“Esse tipo de trabalho vai certamente informar a forma como pensamos sobre os fatores subjacentes que se relacionam com a obesidade”, comentou Jeffrey Flier, endocrinologista da Harvard Medical School em Boston, EUA.

O estudo descobriu que uma dieta rica em gordura provoca o crescimento de células nervosas em uma pequena parte do cérebro chamada de eminência mediana.

Camundongos que ingeriram uma dieta rica em gordura ganharam um grande número de células neste local específico, criando até quatro vezes mais células do que os camundongos com uma dieta normal. A mudança, para espanto dos pesquisadores, ocorreu em poucas semanas.


 Os ratos com mais células no cérebro ganharam peso rapidamente, e os cientistas acreditam que possa existir um ‘mistério-chave’ que faça uma ligação direta com a quantidade de células nervosas na eminência mediana com a obesidade.

O chefe da pesquisa, Seth Blackshaw do John Hopkins University, disse: “Este é o primeiro passo na tentativa de compreender este processo. Estamos longe de perceber se isso será ou não relevante na obesidade humana”.
http://jornalciencia.com/

0 comentários:

Postar um comentário