Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 19 de março de 2012

Coca-Cola e Pepsi mudaram a fórmula para evitar câncer em consumidores

 

A Coca-Cola e a Pepsi decidiram mudar a fórmula na Califórnia, devido à adição de um tipo de corante que pode causar o desenvolvimento de câncer.

  O grande problema está em torno do corante 4-metilimidazole (também conhecido ou rotulado como 4-MEI). Esta substância confere a cor característica de caramelo escuro nas duas marcas de refrigerante, e foi recentemente incluída na lista de substâncias potencialmente cancerígenas no estado da Califórnia, EUA. Para evitar bloqueios na venda ou rotulação negativa nos refrigerantes, a Coca-Cola mudou a fórmula para se adequar as normas do estado. A mesma medida foi seguida pela concorrente Pepsi.


  Ambas as empresas representam 90% do mercado de refrigerantes nos EUA, de acordo com a Beverage Digest, empresa especializada no setor atacadista. Coca-Cola e Pepsi garantem que a mudança não afetará em nada o sabor da bebida.

  O porta-voz da Coca-Cola na Espanha declarou ao El Mundo que os consumidores podem ter certeza que a Organização Mundial da Saúde – OMS – classifica o 4-metilimidazole como substância de baixo risco, ficando abaixo da fabricação de uma simples batata frita – que supostamente seria mais “perigosa”. Para que o consumidor desenvolva câncer, segundo a Coca-Cola, seria necessário beber 18.000 latinhas por dia, durante 2 anos, para desenvolver câncer, de acordo com testes realizados em animais.

As duas empresas decidiram reduzir a dose do corante na Califórnia para evitar que as embalagens fossem rotuladas com dizeres que afirmem que o 4-metilimidazole provoca câncer. Tal medida é tomada, por exemplo, em embalagens de cigarro, na qual a publicidade da embalagem visa alertar as pessoas sobre o perigo em fumar e suas consequências.

“Embora nós acreditemos que não há riscos para o consumidor que venha justificar essa mudança, nós pedimos aos fornecedores de caramelo que reduzam os níveis de 4-metilimidazole para evitar que a Califórnia nos obrigue a rotular os produtos com avisos sem base científica”, declarou Diana Garza, porta-voz geral da Coca-Cola em entrevista ao The Guardian.



Embora as mudanças tenham ocorrido na Califórnia, é muito provável que a medida seja estendida por todo o país. Existem alertas sobre o uso deste corante desde 2001, onde grupos de consumidores enviaram uma carta para o FDA (órgão que regula medicamentos, alimentos e cosméticos nos EUA) para proibirem a utilização do corante em alimentos.

Segundo a Coca-Cola: “O 4-metilimidazole é uma substância que é formada na tentativa de obter açúcar de doces, sendo encontrada em alimentos como a torrada, o café, a cerveja, os petiscos e em mais de 200 produtos diferentes”. A empresa acrescenta que as latas de refrigerante possuem teores abaixo de 250 partes por milhão, concentração que a OMS considera completamente segura.
FONTE http://jornalciencia.com

0 comentários:

Postar um comentário