Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Polvos ! Como amaciar ! Receita de Polvo Crocante!

Imagem do polvo





 O polvo - um cefalópode - é um dos maiores, mais rápidos e mais inteligentes de todos os invertebrados. Seu corpo é arredondado, com longos tentáculos alinhados com as ventosas poderoso que usa para agarrar a presa e mobilidade. Seus olhos são humanóides e adepto em manchar a próxima refeição.
O polvo é geralmente um morador de fundo, mas algumas espécies usam as correntes ao longo do fundo do leito do mar para se deslocar de um lugar para outro. O polvo não é muito maternal, . Os polvos jovens nadam para a superfície e flutuam entre o plâncton por alguns meses até que estejam prontos para afundar ao fundo do mar e começam sua vida como um adulto. A espécie a maior do mundo polvo é o polvo gigante do Pacífico. Não é incomum para estes gigantes para chegar a mais de 16 metros de comprimento e pesar mais de 110 quilos.



Observações:

1. Polvos do sul do Brasil apresentam ovação a partir do mês de setembro;
2. A desova ocorre em janeiro;
3. Os polvos que tem maior aproveitamento devem ter mais de 1,5 kg;
4. Antes de cozinhar, o polvo deve ser congelado por um período mínimo de 5 dias;
5. Polvos capturados pela pesca industrial não necessitam ser congelados antes do cozimento;
6. O polvo acima de 1,5 kg rende 30% do peso original após o cozimento;
7. Ao adquirir polvos, compre sempre os que apresentarem coloração entre o branco, amarelo e marrom. Quando o polvo apresentar coloração purpura ou roxa descarte. Já estão em processo de putrefação;
8. Polvos não tem tentáculos. Tem 8 braços que apresentam ventosas. Lulas tem 8 braços e 2 tentáculos;

RECEITA PARA AMACIAR POLVOS

Lave bem os polvos, retirando bem a areia depositada dentro das ventosas. Coloque o polvo em uma panela com água fervendo e fogo alto. Marque 50 minutos. Este é o tempo de cozimento. Após este tempo, desligue o fogo e deixe esfriar por 20 minutos. Retire da panela. O polvo estará muito macio e pode ser aplicado na receita desejada.

 


Receita :

INGREDIENTES
1 polvo de 2 kg. Limpo e cozido por 50 minutos em água fervente;
0,8 kg. de batatas pequenas (+- 16 batatas);
1 alho grande bem picado;
1 molho de salsa bem picado;
200 ml. de azeite
1 litro de óleo para fritar;
Sal grosso quebrado para ficar mais granulado;
Papel alumínio.
MODO DE PREPARO
Embrulhar as batatas em papel alumínio e assá-las no forno ou brasa por 1 hora. Cortar a cabeça e dividir o polvo em quatro porções (2 braços por pessoa). Aquecer o óleo em uma panela e imergir as porções mantendo-as até que as ventosas estejam douradas. Aquecer uma frigideira, colocar o azeite e o alho. Quando o alho estiver transparente, retirar do fogo e acrescentar o sal e a salsa.
MONTAGEM
Retirar as batatas do forno e colocar 4 em cada prato (4 pratos). Dar um soco leve em cada batata para que elas amassem. Colocar uma porção de polvo em cada prato e regar tudo com o azeite. Servir.




fonte : Chef Narbal Correa !

0 comentários:

Postar um comentário