Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 18 de setembro de 2011

Polvo no vinho do Porto





Ingredientes
Polvo
 1 polvo inteiro de aproximadamente 2 kg
 1 cebola grande bem picadinha
 2 colheres (sopa) de azeite
 1 colher (sopa) de extrato de tomate
 1/2 xícara de vinho tinto seco
 1/2 xícara de vinho do Porto
 1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto
 1 colher (sopa) de açúcar
 1 folha de louro
 350 g de tomates sem pele e sem sementes, bem picados
 Sal e pimenta-do-reino
Batatinha ao murro 16 batatas bolinha 1/2 xícara de azeite extravirgem 2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparar
Polvo: coloque o polvo numa panela, cubra com água e tampe. Leve para cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 1 hora e meia ou até ficar bem macio (1). Separe os tentáculos do polvo e passe-os em água fria, esfregando com os dedos para que soltem a pele. Reserve. Em uma panela, doure a cebola no azeite até que fique transparente. Adicione o extrato de tomate, os vinhos, o vinagre, o açúcar, o louro e o tomate. Ferva por 10 a 20 minutos, até o molho começar a engrossar (2). Tempere com sal e pimenta, junte o polvo e cozinhe por mais uns 20 minutos (3).
Batatinha ao murro: Lave e seque bem as batatas, regue-as com azeite e tempere com tomilho, sal e pimenta. Embrulhe-as em papel-alumínio e leve-as ao forno preaquecido a 160ºC por cerca de 40 minutos, ou até que fiquem bem macias. Retire do forno, abra o pacote cuidadosamente e deixe as batatas esfriarem ligeiramente. Dê um murro em cada uma com força suficiente apenas para que rachem mas não se partam ao meio (4). Ponha duplas de batata em espetos de madeira(5). Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio do azeite e doure-as na hora de servir. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.
Montagem: sirva o polvo guarnecido de 4 batatas.

0 comentários:

Postar um comentário