Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Invista em rituais de SPA em casa para dissipar o estresse

Aprendemos a lidar com o estresse desde o momento em que nascemos, interpretando as situações novas que aparecem e nos adaptando a elas, de forma mais - ou menos - harmoniosa. Quando começamos a perceber sintomas desagradáveis, é hora de colocar o pé no freio e identificar os porquês de um sono inquieto, de uma dor de cabeça constante ou de uma digestão lenta.


"Precisamos conhecer nossos limites antes de somatizar, identificando se temos, ou não, o controle da situação", explica Ana Maria Rossi, psicóloga, especialista no tratamento do estresse.


Respiração
Para os momentos de alta tensão, uma massagem, um banho aromático, uma pausa para ouvir música ou meditar podem trazer pequenas recargas de energia. No entanto, a base de tudo, segundo Ana Maria Rossi, é a respiração. Ela recomenda a respiração abdominal ou profunda, também conhecida como respiração dos bebês ou da ioga: sentada, ou deitada, a pessoa inspira pelo nariz e expira pelo nariz ou pela boca, imaginando um balão que se infla e se esvazia na parte inferior dos pulmões. O resultado dessa respiração cadenciada é a redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Com isso, a tensão dos músculos e o cansaço acumulado tendem a se dissipar.


Escalda-pés
"Esquente a água e derrame-a em um recipiente com uma colher (chá) de óleo básico, como amêndoas, e depois ponha gotinhas de óleo essencial", recomenda a massagista Mariana Camarote, explicando que o óleo básico ajuda a diluir melhor o essencial. Se puder, acrescente ervas frescas e mantenha os pés mergulhados na água quente por 20 minutos.


Do-in
Técnica milenar chinesa que consiste em liberar energia de pontos de tensão por meio da pressão. Com a sola do pé virada para você, contraia os dedos e aperte com o polegar uma espécie de buraco que se forma logo abaixo deles. Pressione por 5 segundos, conte até dez e repita o processo quantas vezes achar necessário.


Mulher relaxa com ervas em casa
Banho
Água quente, óleo aromático e sais de banho. Basta isso para desatar os nós da musculatura. "Há duas maneiras de trabalhar com essências no banho: sentindo-as na pele ou inalando-as", explica Rachel Tavares de Melo, farmacêutica e proprietária do spa Des Jardins, em São Paulo. Na banheira é possível experimentar as duas sensações; no chuveiro não dá para inalar os aromas, por isso é recomendável investir em óleos. Já os sais de banho atuam como esfoliantes e, se o banho for de imersão, potencializam a espuma. Uma dica que vale para qualquer tipo de banho é o sal do Himalaia.


Chá
Chá pode ser sinônimo de descanso e tranquilidade. "Mas, para aliviar as tensões, deve-se dar preferência às infusões, que são misturas de ervas ou frutas", aconselha Carla Saueressig, especialista no assunto. Entre os indicados estão as populares camomila, melissa, erva-doce, hortelã e menta, além da folha de amora, morango e cassis.
fonte : mdemulher

0 comentários:

Postar um comentário